quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um dia no Museu das Marionetas

Dos mais pequeninos aos mais velhos, todos nós pudemos desfrutar de uma actividade no museu das marionetas.

Os pequeninos ouviram histórias de marionetas, tiraram as suas dúvidas entre fantoche e marioneta (um fantoche é uma marioneta de luva), brincaram com a cor na sombra, conheceram marionetas de vários continentes, de vários tamanhos e formas de articular, viram que de uma peúga se pode fazer uma marioneta e descobriram o trabalho que dava em fazer um filme com marionetas pois só para dizer olá, precisavam de duas expressões faciais da boca. No tempo livre deliciaram-se a brincar aos polícias no pátio interior das instalações.

Os mais velhos foram detectives e tiveram de andar com os olhos e os ouvidos bem abertos durante toda a visita. Aprenderam que a primeira marioneta na surgiu Europa surgiu em Itália e que servia para contar as novidades do dia, que os senhores que a moviam usavam uma palheta no céu da boca para fazerem os sons agudos da fala de cada marioneta, que a primeira marioneta em Portugal deu pelo nome de Roberto, que existem marionetas que se colocam no pescoço e que são movidas com o corpo, e entre muitas outras coisas, ainda puderam fazer um breve teatro de fantoches. Apesar de já serem crescidos, também puderam brincar (ou melhor, fazer corridas) no pátio.

Entre as visitas nada melhor do que almoçar num dos melhores restaurantes para estas idades: o McDonalds. (é Natal, e um dia não são dias :) )

Nenhum comentário:

Postar um comentário