quinta-feira, 1 de abril de 2010

Férias em RiO mAiOr

Domingo, são 20h30 e a aventura vai começar... Rio Maior e arredores nunca mais serão os mesmos!

Chegámos muito entusiasmos e expectantes com esta nova experiência, de tal maneira que o sono estava bem longe na hora de dormir.

Logo no primeiro dia andámos de ramona e na nossa maravilhosa carrinha amarela. Nelas fomos visitar a terra pela primeira vez e começamos a esquecer completamente o que era ser "menino da cidade". Conhecemos o porco (alimentámo-lo até ele já não querer mais) , patos, vacas, galinhas, etc. Apanhámos cenouras, alfaces, laranjas.. Fomos até à escola primária, ao campo de futebol e brincámos até o dia acabar. Mas desta vez tivemos de dormir porque no dia seguinte íamos acordar cedinho.

A Câmara Municipal de Rio Maior facultou-nos transporte e conseguiu um historiador (a quem desde já agradecemos), para que pudessemos ficar a conhecer um pouco da cultura deste conselho. Assim vimos a Villa Romana de Rio Maior, o Dolmen de Alcobertas, os Silos de Alcobertas, as Salinas de Rio Maior, o Olho d'Água de Alcobertas e o Forno Medieval de Alcobertas. Fomos almoçar a Óbidos onde exploramos a muralha de uma ponta a outra. E ainda pouco cansados (lol) deu para ir passear mais um pouco e brincar, brincar, brincar.
Último dia, dia dos passeios pedestres, andámos por entre trilhos, apanhámos flores, desfrutamos das paisagens, convivemos enquanto fazíamos exercício.

Mas isto não foi tudo... porque durante estes dias tivemos uma cozinheira de mão cheia. Atenção papás e mamãs porque afinal até comemos e repetimos alimentos com os quais costumamos ser esquisitos, como, por exemplo, sopinha de peixe.

Uma coisa é certa, quando voltámos para os nossos pais estávamos cansados, mas de barriguinha cheia de comida, brincadeira, aventura, convívio e sobretudo muito felizes. E como dizem os nossos pré adolescentes: "Só mais uma, só mais uma, só mais uma!"


O nosso MUITO OBRIGADO a todos os que nos proporcionaram esta fantástica experiência!!!

"Algumas crianças do ATL "Academia Morangos" foram passar três dias e três noites na casa da senhora Lizete, a mãe da Carine. Os que foram, na primeira noite, apanharamos boleia de familiares da Carine, das Piscinas Municipais até à casa, que era numa aldeia em Rio Maior que se chama Gançaria. Na primeira noite dormimos muito bem... No primeiro dia andamos de trotinete e algumas crianças caíram e tiveram choques imediatos contra outras. Também andamos de carrinha com caixa aberta e na ramona e fomos à lenha. Mais uma noite passada e já estávamos no outro dia em que fomos passear, vimos a casa senhorial e a vila Romana. De seguida fomos a Óbidos, almoçamos e depois andamos pela muralha e é pena não nos terem deixado dar uma volta completa. Quando chegámos à Gançaria andamos de trotinete e à noite fomos ao café. No último dia os mais velhos fizeram dois passeios pedestres e os mais novos fizeram um e ainda fomos ao café. Por desgosto nosso à noite viemos para casa!"
João, 7ºano

Nenhum comentário:

Postar um comentário