sexta-feira, 7 de novembro de 2008

São Martinho

Como já vem sendo hábito resolvemos festejar o São Martinho na Academia! Porém, e porque São Martinho significa partilha, desta vez resolvemos convidar um(a) amigo(a) para vir celebrar connosco e comer umas belas castanhas assadas.



Guilherme, 1ºano

Painel Colectivo
Sara, pré

Lenda de São Martinho

Martinho era um valente soldado que estava a regressar à sua terra, montado no seu cavalo. Nessa altura fazia frio, vento e chuva e Martinho vestia apenas uma capa vermelha como todos os soldados.
De repente, apareceu-lhe um homem muito pobre, vestido com roupas velhas e rotas, que cheio de frio lhe pediu uma esmola. Mas Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na sua espada, levantou-se e cortou a capa ao meio, dando metade ao pobre.
Nesse momento o mau tempo desapareceu, o tempo ficou quente, e mesmo sendo Outono surgiu o Verão de São Martinho.

E tu, o que farias se fosses o São Martinho?

Eu ajudaria os pobres e lutaria pela paz no mundo. Também lutaria contra os tiranos e ajudava os inocentes.
Tiago Miguel, 3ºano

Eu tinha pena porque há pessoas que vivem pior do que nós e umas melhor do que nós, mas eu ajudava-o e para isso ele ia para minha casa, ficava lá a morar, cosia-lhe algumas roupas com tecidos e depois quando ele tivesse dinheiro ia embora para sua casa.

Filipa, 3ºano

Eu levava o pobre comigo e dava-lhe a minha roupa, abrigo e comida.
Diogo, 3ºano

Eu fazia o mesmo que ele porque ele é bom pobre que não tinha dinheiro para comprar roupas. Eu gostei que ele o tivesse ajudado.
Manuela, 3ºano

Eu levava o mendigo comigo, ele ficava em minha casa, eu ia a pé e ele ia de cavalo, dava-lhe de comer e eu voltava para a guerra.
Duarte, 2ºano

Eu levava-o para minha casa, tratava dele, dava-lhe comida e ficava a viver com ele até ele ter dinheiro. Também lhe dava muitos miminhos.
Margarida, 3ºano


Eu aquecia-o com a minha capa, aconchegava-o junto de uma árvore e levava-o até ao seu destino.

Ana, 3ºano

Eu cortava a capa e dava-lhe, depois levava-o no meu cavalo até à sua aldeia, procurava a sua casa e dava-lhe uma coisa para a fome.

João, 4ºano

Eu cortava a capa com a espada e dava ao pobre, e o pobre ficava rico e feliz e tinha um carro.

Eduardo, 2ºano

Eu fazia exactamente o mesmo porque ele ajudou o outro e isso é um acto muito bonito.
Carolina, 3ºano
Eu dava-lhe um bocadinho da minha capa e não era mauzinha.
Jéssica, 3ºano
Eu fazia uma fogueira para nos aquecermos.
Carlota, 4ºano
O nosso São Martinho

Festejámos o São Martinho sempre há volta da fogueira onde fomos assando umas belas castanhas durante toda a tarde. Viemos com os nossos convidados, fartamo-nos de brincar, fizemos novas amizades, criamos as nossas Marias Castanhas, convivemos e cantamos em redor da fogueira. A tarde estava um bocadinho fria mas o nosso calor foi muito!

Um comentário:

  1. eu acho que a história do são martinho foi fixe porque agente ficou lá na fugueira a brncar e também o meu professor joão ela tocou na viola dele jogamos a bola tacamos sal no cabelo do professor da cati e da carine foi muito fixe e comemos muita castanha até noitinha e depois cantamos muitas músicas só sei que foi muito fixe lá e também agente pode levar muitos amigos para comer castanha com as pessoas dos morangos queria que se repetice esse dia tao especial foi muiuto fixe.

    ResponderExcluir